Apresentação do grupo de pesquisa


O Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR/UNIR, que encontra-se vinculado ao Grupo de Pesquisa HISTEDBR/UNICAMP, é integrado por professores e estudantes lotados em Porto Velho ou em outros campi da Unir. A investigação e compreensão  da educação inserida  na Amazônia brasileira é uma das prioridades nas pesquisas desenvolvidas. A região apresenta um contexto sociocultural bastante peculiar, marcado ao mesmo tempo pela presença de culturas tradicionais e pela diversidade ocasionada pelo fluxo migratório de diferentes regiões do país. Tal cenário acentua a necessidade de interpretações científicas da realidade e de ações que fortaleçam os projetos de uma educação pública de qualidade. Em consonância com os objetivos do Grupo de Estudos e Pesquisas HISTEDBR/UNIR, espera-se incentivar a realização de estudos e a produção de pesquisas, apresentação de trabalhos e, ao mesmo tempo, propiciar a disseminação dos resultados alcançados. 
Por fim, cabe ressaltar que grupo é formado por duas linhas de pesquisa:

  • Formação de Professores, Política e Gestão Educacional, cujas pesquisas tem por objetivo investigar as políticas públicas  para a educação básica, assim como das concepções e práticas de gestão educacional, e as inter-relações com a formação de professores, em especial na região no entorno do município de Porto Velho, concomitantemente, a produção da própria história da educação.
  • História e memória; instituições educacionais; trabalho e educação, enfatizam em suas pesquisas a relação dialética entre Estado e sociedade, considerando as diversidades locais e também o contexto nacional e internacional das condições concretas de existência  das diferentes classes sociais, com vistas à preservação da memória educacional.